Eis um tema cheio de mal-entendidos
e confusão e que faz toda a diferença quando a gente entende com clareza.
Qual é a diferença entre pressão
de ar e fluxo de ar? Onde entra o apoio nisso tudo? Tem a ver com o diafragma?
Falou em pressão falou de algo
físico, uma força perpendicular, ou seja, algo está empurrando. Você faz
pressão para pregar um prego na parede.
Fluxo já é outra história, fluxo
é aquilo que passa, que transborda, que flui.
No canto isso quer dizer que
pressão de ar é a força com que o esse sai dos pulmões e chega nas pregas
vocais (coitadinhas) e o fluxo de ar é a quantidade de ar que a gente deixa
passar pelas pregas vocais para virar som. Sim que a gente deixa (cérebro
wins!!)
Imagine uma caixa d’água. A água
que desce vem com uma pressão e desce pelo cano, certo? OK, nossas pregas
vocais nesse caso são a torneira que está nesse cano. Responda rapidamente sem
consultar um encanador. Quem controla o quanto de água sai no exemplo acima, a
caixa d’água ou a torneira?
Exato a torneira. É nela que está
o registro que você gira para permitir ou não a passagem de água.
E com a voz é a mesma coisa. Água
e ar funcionam de formas muito parecidas. Quem controla o fluxo de ar são as
queridonas das pregas vocais. E daí?
Sua voz já passou por isso? |
E daí que quando o cantor ouve
coisas do tipo “você tem que manter o sopro”, “você tem que cantar sobre o ar”,
“você tem que deixar a voz fluir” ele não pode pensar de jeito nenhum que isso vai
se resolver com apoio, suporte, respiração ou fé.
Pra gente conseguir manter a voz homogênea
ao longo da extensão (quando isso for desejado) o que nós temos que aprender a sentir
é o quanto de resistência das pregas vocais estamos aplicando no ar que sobe,
ou seja, o quanto a gente tem de contato glótico. Lembra dos MODOS DE FONAÇÂO?
(Se não lembra, clique aqui veja JÁ).
Se a voz não está “fluindo” ou não
está deixando o “sopro livre” provavelmente a gente quer menos resistência
nesse mecanismo nessa hora.
E se a gente pensar que tem que
mandar mais ar ao invés de “abrir a torneira”? Bom, mandando mais ar a gente
aumenta a pressão e como nosso corpo reage a isso? Fechando a torneira. Sim,
você entendeu o drama. Ao mandar mais energia, mais força, mais amor e mais pegada
o risco maior é o de bloquear o sistema todo e gerar um sobre-esforço violento,
daí surgem as quebras, limitações de extensão e tudo mais.
Aqui o dedo faz o papel de resistência pra pressão de água |
Se você quiser ser super nerd da voz (aconselho), pense que o fluxo transglótico (aquele que atravessa a glote) é o resultado interação entre pressão subglótica (força que o ar vem) e a resistência glótica (o quanto as pregas vocais estarão em contato).
Então lembre-se, pressão e fluxo
são coisas diferentes, que conversam mas interagem de formas diferentes de acordo com o tipo
de canto que está sendo produzido. Saber entender os dois é vital
para uma técnica precisa.
Fantástico, gratidão professor!!!
ResponderExcluirMuitíssimo útil
ResponderExcluirEstou estudando sobre isso. Gostei da analogia da caixa d'água e da torneira, acerca do fluxo de ar. Só aumenta minha capacidade compreensão.
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