Ainda no Registro Modal, temos uma outra subdivisão:
- A voz de cabeça (modal com predomínio de CT)
O termo "registro de cabeça", assim
como ressonância na cabeça, voz de cabeça, mecanismo ou voz leve e registro
alto são todos referentes ao som produzido pela ação do músculo Cricotireoideo (CT) sobre as pregas
vocais, alongando e afinando-as para subir a nota aumentando o comprimento e
tensão, através disso fazendo com que apenas os limites superiores das pregas
se encontrem. Isso pode ser chamado de comportamento do CT.
Observe no gráfico do Dr. Donnald Miller como o corpo da prega vocal em contato é maior no registro mais pesado e menos no registro mais leve
A condição natural do registro de
cabeça é que ele é fraco, principalmente nas notas baixas (graves), normalmente é
soproso em quem não está habituado a produzi-lo, na maioria dos casos, os homens.
Utiliza-se o músculo CT, que estica e
afina as pregas vocais para atingir as frequências mais agudas e gera um
quociente de abertura maior por ciclo de vibração, as pregas vocais ficam
abertas mais tempo durante a vibração.
É a qualidade mais leve e suave
da voz, ligada à voz feminina, infantil e ao falsete, a voz de cabeça está
geralmente associada à doçura, pureza, intimidade, leveza, tranquilidade,
suavidade, etc.
- Voz mista (modal com equilíbrio entre TA e CT)
O mix é conhecido como sendo um registro entre peito e cabeça, mas ele é mais um ajuste da mistura dos comportamentos
dos músculos TA e CT, podendo ser "Misto-Peito", com prioridade do músculo TA
sobre CT ou "Misto-Cabeça", priorizando a utilização do CT sobre TA.
Como uma balança podemos pensar que eles se mesclam 55% para um lado, 45% para o outro, 27% / 73%, ou 34% / 66%, e por aí vai, o importante é saber que usando mais TA o som fica mais potente, usando menos, fica mais suave.
Controlar esse balanceamento de
registro é o que nos permite remover a “quebra” no som, mencionada
anteriormente, e oferece ao cantor a possibilidade de fazer notas agudas com o
vigor das notas mais baixas ou notas graves com a sutileza das mais agudas.
O mix acontece quando TA e CT estão fortes o suficientes para conseguirem interagir de
maneira completa. Portanto, para desenvolvermos tal registro é necessário
trabalhar os demais, fortalecendo-os e condicionando-os. Podemos pensar no registro modal como um grande mix, alternando seu balanço e escolhendo o som que se quer, por essa razão está se verificando que não existem subregistros, mas apenas um grande mecanismo de interação entre a musculatura da laringe.
Esse é o trabalho do treino de técnica vocal, transformar músculos em arte.
Esse é o trabalho do treino de técnica vocal, transformar músculos em arte.
Obrigada pelas informações preciosas, Mauro! Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirProfessor, seu material no blog já tem alguns anos, mas é extremamente rico, técnico e útil. Já pensou em transformar todo esse conhecimento em livro?
ResponderExcluirOlá, com certeza mta coisa a gente vai atualizando e evoluindo
ExcluirEu transformei tudo no curso de pedagogia e ciência vocal, hehe
Abraço e obrigado pelo comentário!!