Você conhece o AFI, ou IPA?
O Alfabeto Fonético Internacional (AFI), ou em inglês,
International Phonetic Alphabet (IPA), é um alfabeto que demonstra como
pronunciar qualquer vogal ou consoante de qualquer idioma do planeta. São
aqueles símbolos estranhos que vemos em dicionários bilíngues.
Ex: above (əˈbəv).
Se você conhece os símbolos do IPA, é capaz de dizer a
palavra acima com perfeição, e por isso é algo tão útil quando você vai treinar
idiomas.
O símbolo ə
representa a vogal neutra que chamamos de “schwa”
Mas o que isso tem a ver com canto, já que esse é um site
sobre isso? Seria esse um texto sobre como cantar em outras línguas?
Não, apesar de servir pra isso também.
A questão aqui é mais importante ainda graças ao nosso mecanismo
não linear de canto.
Muitas pessoas imaginam a voz com o ar saindo dos pulmões,
passando pela laringe e saindo pelo trato vocal, mas não é só isso. Existe um
complexo sistema de interação. O ar sai dos pulmões com certa pressão, a
laringe vibra, gerando o som, o trato vocal filtra os harmônicos que a gente
quer e, dependendo da forma que criamos, ele devolve mais ou menos pressão para
dentro (pressão retroflexa), afetando o funcionamento da laringe e a maneira
como estamos emitindo o ar, e tudo isso acontece ao mesmo tempo, sendo regulado
pelo nosso cérebro através da percepção auditiva e da propriocepção.
Se você não leu o texto sobre o trato vocal, harmônicos e
formante, pare agora e confira nos links abaixo, vai facilitar a compreensão deste artigo.
Esse sistema não linear implica que a posição da minha
língua, lábios, abertura de boca, etc., vai influenciar no meu registro vocal
(a pressão volta e afeta a laringe, onde são determinados os ajustes de voz de
peito, voz de cabeça, falsete, etc.) facilitando ou dificultando o som, ou
seja, ajudando ou prejudicando você a cantar. Sim, escolher a vogal certa pode
resolver aquele probleminha que você está tendo com determinada nota.
Aí entra o AFI/IPA. Bons professores de canto sabem como
utilizar cada vogal para cada objetivo, até mesmo em diferentes alturas de notas a
vogal escolhida favorece um tipo de ajuste ou outro, um
registro ou outro. É a ação dos formantes, a nossa boa e velha ressonância.
Portanto, pense na ressonância como esses movimentos e
espaços criados no trato vocal, será muito mais fácil de entender do que “voz
que vibra aqui” ou “vibra ali”. Veja como essa sensação de vibração nada mais é do que a região onde tem maior estreitamento, como entre a língua e o céu da boca ("vibra pra frente ou pra cima") ou da língua com a faringe ("vibra pra cima, ou pra trás").
Posição da língua nas vogais abertas |
Posição da língua nas vogais fechadas
|
À esquerda da linha, as vogais de boca alargada
à direita, as de boca mais arredondada
|
No AFI, você vai encontrar a posição de abertura de boca e língua mais adequados (daí a importância, muitas vezes negligenciada, de treinar a capacidade de movimentação independente de cada um dos articuladores da voz) para o som que deseja, através do que alguns chamam de “sintonização de vogais”.
Comece a ouvir seus cantores favoritos e perceber como eles
alteram (consciente ou inconscientemente) as vogais durante algumas palavras, e
perceba que isso não afeta a inteligibilidade do contexto.
Além das vogais, que são os condutores do canto, o AFI
mostra as posições onde são geradas as consoantes, e isso pode nos ajudar a
articular as palavras de um jeito que elas não influenciem negativamente, e em
muitos casos, o mau uso das consoantes pode acabar com o resultado sonoro e nem
perceberemos que elas são as culpadas.
Algumas consoantes, como as fricativas e nasais também são ótimas para nos ajudar em situações como trabalhar passagens, saltos e quantidade de tensão muscular das pregas vocais. Percebe a importância?
Algumas consoantes, como as fricativas e nasais também são ótimas para nos ajudar em situações como trabalhar passagens, saltos e quantidade de tensão muscular das pregas vocais. Percebe a importância?
Em cada célula existem duas colunas. Na esquerda, estão as consoantes surdas
na direita as sonoras, ou seja, com vibração de pregas vocais
|
Nesse link você encontra a lista completa do alfabeto
fonético e poderá ouvir cada um dos sinais
http://www.internationalphoneticalphabet.org/ipa-sounds/ipa-chart-with-sounds/
Não esqueça de desenvolver a independência e flexibilidade dos articuladores, eles não vão definir "apenas" sua diccão, mas participam de todo o conjunto para gerar o som que você quer. Talvez seja isso que está faltando.
Não esqueça de desenvolver a independência e flexibilidade dos articuladores, eles não vão definir "apenas" sua diccão, mas participam de todo o conjunto para gerar o som que você quer. Talvez seja isso que está faltando.
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