Dean Kaelin, professor de canto autor do método conhecido como MIX, diz que o
objetivo de todo cantor é ouvir “WOW, você é demais”, “canta muito”, “você é o
cara” (não era o RC?), etc. e não “nossa, que afinação precisa”, “entendi com
clareza tudo o que ele cantou”, “você viu só como esse cara respira bem?”. E eu
devo concordar com ele, ninguém quer que seu canto transpareça um trabalho
técnico e frio, ou não deveria querer.
O que todo cantor quer é ser apreciado pelo conjunto, tocar
quem ouve, e isso pode ser em um show, uma ópera, um musical, um karaokê, a si
mesmo cantando no chuveiro (ou toda a vizinhança). O que meus alunos procuram é
cantar com emoção, ter a capacidade de transformar a música em uma mensagem que
atinja o ouvinte e o comova das mais variadas formas, e é esse o tema deste post,
o tal do “feeling”.
Cantar com feeling,
é exatamente o que a palavra que dizer: cantar com emoção, transformar as
palavras em algo maior do que o texto, e é isso que faz a diferença, é isso que
faz um cantor se tornar genial ou não, essa capacidade de passar o sentimento
para quem ouve.
Imagine que você vai contar uma estória infantil para um
filho, um sobrinho, uma criança qualquer. Quando você a lê em voz alta, não
fala as palavras de qualquer jeito, você tenta criar vozes para os personagens,
dar mais ênfase em uma parte, menos em outra. Chega o lobo mal, a voz já fica
mais assustadora, a vovozinha é mais doce e gentil, a menininha tem voz aguda e
o lenhador tem voz de buzina de navio. Você tenta dar uma cara mais rica e mais
interessante para o texto. E eu duvido que faça duas vezes da mesma maneira,
sempre terá algo novo e diferente pra fazer a cada leitura, e é exatamente isso
que se faz quando pensamos em interpretar uma canção, dar mais ou menos carga
dramática em determinadas partes para que aquele texto ganhe vida e fique com “a
nossa cara”.
O que torna um contador de histórias melhor do que outro?
Primeiro sua técnica, pois não adianta ele querer criar vozes, climas,
situações com a voz se ela não souber responder, o mesmo vale para um ator ou
cantor, e é por isso que o treino de técnica vocal é tão importante, mais, é
vital.
Como disse no início, não queremos ser reconhecidos pelas nuances técnicas,
queremos comover o público, mas a emoção não aparece se a técnica não é apurada,
a emoção não surge quando não temos fôlego para uma frase, quando a nota sai
desafinada, quando há quebras no nosso timbre, quando os efeitos vocais não são
feitos na hora e na maneira correta, quando há tensão ou moleza no nosso
aparelho fonador ou quando cansamos nossa voz a toa e desenvolvemos problemas
de saúde vocal (estou devendo um texto sobre eles.Vai sair, prometo.). A
técnica não é nosso objetivo final, mas é a ferramenta que vai possibilitar que
o sentimento apareça de forma livre e natural.
Muito bom, perfeito.
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo Vinicius!!
ExcluirRealmente, acho que uma das minhas maiores dificuldades no canto é a emoção! Otimo post!! Obrigada :3
ResponderExcluir