segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Atuação fonoaudiológica no campo da voz clínica e profissional

Desde o final de 2012 mantenho uma parceria com a fonoaudióloga Dra. Camila Loiola, e resolvi convidá-la  para falar um pouco da função do fonoaudiólogo, e de como ele pode ajudar no desenvolvimento e na carreira de cantores e demais profissionais da voz.
Um ótimo texto que ilustra a importância de um acompanhamento especializado, e mostra também as semelhanças com o trabalho do professor de canto atualizado, porém com um foco que pode ser diferente.

Fiquem com a Dra. Camila Loiola:

Dra. Camila Loiola
"O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a comunicação  humana e seus distúrbios, envolvendo tanto a atuação clínica no sentido da terapia e reabilitação, quanto a assessoria com o foco voltado para o aprimoramento da comunicação. Seu trabalho envolve a voz e fala e suas interfaces com a linguagem (oral e escrita), motricidade orofacial, audição entre outras especialidades.

No campo da voz, especificamente, o fonoaudiólogo é responsável pelo atendimento clínico a indivíduos que apresentam queixas e/ou alterações vocais, que chamamos de disfonias. Em geral, o paciente passa por uma avaliação inicial em que é realizado o levantamento de toda a sua história vocal e de saúde, seus hábitos, cuidados e comportamentos vocais, com o objetivo de conhecer a dinâmica vocal desse indivíduo. Em seguida é feita a avaliação dos aspectos de postura corporal, respiração, sistema sensório motor oral (avaliação do aspecto, tônus e mobilidade dos músculos da face), avaliação perceptivo-auditiva da voz (qualidade vocal, pitch, loudness, ressonância, articulação entre outros), análise acústica e outras avaliações complementares, quando necessário. A partir dessa análise, é definida a conduta a ser realizada, em um trabalho centrado em três pilares do atendimento fonoaudiológico em voz: saúde vocal, comportamento vocal e técnicas propriamente ditas.

É importante entender que, em um processo terapêutico em voz, a realização do exercício vocal de forma isolada em nada adianta o sucesso da terapia. É preciso que haja toda uma mudança de atitude frente ao comportamento vocal, e isso envolve mudanças e/ou adaptações nos hábitos de saúde, questões corporais que podem estar associadas e um trabalho de percepção de si mesmo, para que tais mudanças sejam efetivas. Vale ressaltar que o trabalho em equipe é fundamental tanto para a conclusão do diagnóstico
Tela do software VoceVista
quanto para o acompanhamento da terapia. Portanto, é importante o paciente passar também por avaliação e acompanhamento otorrinolaringológico a fim de se investigar os aspectos anatomofisiológicos da produção vocal e, dependendo da demanda e da necessidade de cada caso, profissionais como: professores de canto, terapeutas corporais, ortodontistas, fisioterapeutas, entre outros. Tais parcerias são enriquecedoras e beneficiam tanto o fonoaudiólogo em sua atuação quanto o próprio paciente em seu desempenho no processo.

Outra vertente de atendimento na área da voz refere-se ao trabalho de assessoria. Nesse, o foco de atuação é a prevenção e promoção da saúde e o aprimoramento da voz e das competências comunicativas. Em geral, o fonoaudiólogo trabalha com um grupo específico de profissionais da voz que buscam complementar sua formação e melhorar o desempenho comunicativo. Exemplos de atuações dessa natureza são:
  • Cantores: acompanhamento durante gravações em estúdio, análise de material gravado (CD e DVD), preparação vocal, avaliações in loco, análise de palco, trabalho de ajustes vocais em diferentes gêneros musicais, programas de conservação auditiva;
  • Locutores: direção vocal nos diferentes tipos de locução, assessoria vocal em empresas de rádio, orientações em casos de adaptações vocais (vozes caricatas), construção da persona;
  • Repórteres e apresentadores: avaliações in loco (estúdio, transmissões ao vivo, gravação dos offs), análise do gesto vocal e corporal, estratégias de fala como veículo de expressão;
  • Professores: preparação vocal para o uso docente, programas de promoção de saúde e prevenção de alteração vocal, oficinas;
Além da assessoria a outros profissionais como operadores de telesserviços, empresários, diretores,  dubladores, atores e demais indivíduos que utilizam a voz como instrumento principal de trabalho.

Como já bem disse Tom Jobim, “a voz humana é o instrumento mais rico que há”. Ela marca a nossa identidade e nos coloca em contato com o outro que nos cerca. Portanto, cuidar bem dela é fundamental! É ter melhor percepção de si mesmo, é cuidar da saúde, é ter atitude... é, acima de tudo, comunicar-se bem e estabelecer boas relações pessoais e profissionais. Para isso, seja qual for a demanda ou a necessidade, você pode contar com a colaboração do fonoaudiólogo. Seja amigo da sua voz!"


Camila Miranda Loiola é fonoaudióloga clínica e assessora em Comunicação Profissional, além de cantora popular. Mestre e doutora em Fonoaudiologia na linha de Voz profissional, com ênfase em voz cantada. www.voicefirst.com.br

Um comentário:

  1. É isso aí, Mauro!
    A parceria fonoaudiólogo-professor de canto é melhor caminho para o sucesso do aprendizado do cantor, e todos os envolvidos ganham muito com isso! Cada um com o seu enfoque, temos muito a acrescentar nesse processo.
    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir